Agora, iremos falar sobre como surgiu a ideia do PSH
O ano era 2018.
Uma menina de 13 anos havia acabado de receber uma notícia que mudaria sua vida por completo: sua avó materna estava com Alzheimer. Naquele momento, tudo parecia incerto e agora era tão real e algo que até então fazia parte da vida de outros familiares tornara-se, de repente, sua realidade diária com alguém de extrema importância em sua vida.
Essa menina, que desde pequena sonhava em cursar medicina, sentiu como se uma chave tivesse girado dentro de si. Era o começo de algo novo. O tempo passou, e com ele foram-se histórias, memórias e risadas, assim como as lembranças da sua avó.
Em 2021, infelizmente devido à COVID-19, sua avó faleceu. E naquele instante, era como se o mundo tivesse parado por alguns minutos, anestesiado, levando consigo tudo o que ela havia vivido ao lado da sua ente querida. Mas a morte não foi o fim. Foi o início de uma nova e linda história.
Como dito anteriormente, em 2018 aquela garota tinha apenas um sonho. Com o tempo, ela cresceu e com ela, seus sonhos se moldaram e começaram a se tornar realidade. Em 2023, ela foi aprovada na faculdade de medicina. E foi a partir desse momento que tudo começou a florescer.
No mesmo ano, já no segundo período do curso, teve uma disciplina que exigia a criação de um projeto social com impacto na comunidade. Foi aí que um antigo desejo se concretizou. Um sonho guardado por anos, o de ajudar famílias, orientar pessoas e transformar a realidade de portadores do Alzheimer, tornou-se real com a criação do PSH – Projeto Sua História.
E hoje, por meio de mais uma ação desse projeto, venho contar a vocês como tudo começou e como tem sido o caminho até aqui. Tudo isso, cada passo e cada conquista foi inspirado na história de Dona Rízia, avó da estudante Amanda Gil, fundadora do Projeto. E com ele, esperamos transformar vidas, acolher famílias e ressignificar o Alzheimer, mostrando que a sua história não termina aqui, pois, ainda há muito a ser vivido.
O Alzheimer não é apenas uma doença, por trás de cada diagnóstico existe uma vida inteira, repleta de memórias, experiências e emoções. Cada pessoa afetada ainda possui sonhos, sentimentos e potencial para experiências significativas, mesmo diante das limitações impostas pela doença. É fundamental reconhecermos a importância do cuidado, da empatia e do apoio psicológico, tanto para os portadores quanto para suas famílias, construindo redes de atenção que promovam dignidade e qualidade de vida. Vamos juntos trabalhar para transformar nossa sociedade em um lugar mais inclusivo, compreensivo e adaptável, onde cada indivíduo, independentemente de suas limitações, seja visto, ouvido e valorizado.
Através da história dela e de tantas outras pessoas, buscamos proporcionar uma compreensão mais profunda, empática, respeitosa e acolhedora sobre este tema de extrema relevância. Cada história é única e exclusiva, embora possamos nos referir a uma mesma doença, seus efeitos se manifestam de maneiras diferentes em cada indivíduo, impactando suas emoções, memórias e relações de forma singular. Por isso, nosso objetivo é não apenas informar, mas também orientar, apoiar e acolher pacientes e familiares ao longo de todo esse processo, promovendo dignidade, compreensão e qualidade de vida para todos os envolvidos.
E aí, vamos juntos escrever uma nova história juntos ?